O sonho de ser super-herói



Talvez possamos dizer que para a grande maioria dos leitores de histórias em quadrinhos de super-heróis o sonho de ser super-herói ainda existe, principalmente para aqueles considerados "fora da idade", como eu, para continuar esse prazeroso tipo de leitura.

Ah, os super-heróis, estes seres fantásticos que lançam teias e escalam paredes, que voam e possuem visão de raios-X. Estes personagens que debaixo de uma máscara ou de uma segunda (e porque não verdadeira) identidade, também sofrem e amam. São eles os grandes responsáveis por nos atrair até uma banca de jornal (ou sebo, se preferir) e escolher uma aventura tão emocionante capaz de prender toda nossa atenção.

Na leitura de uma história em quadrinhos, estamos temporariamente isolados da realidade. Podemos estar enfrentando poderosos vilões nos arranha-céus de Nova York, ou então defendendo a cidade de Gotham-City na calada da noite. É como uma auto-projeção nesse universo do permitido em que exatamente tudo pode acontecer.

Mas voltemos aos super-heróis. "Como eles conseguem isso?", é a pergunta que surge na leitura de suas histórias. Como "velho" (nem tanto) leitor de histórias em quadrinhos, posso afirmar que ainda sonho ser um destes personagens. É o caso do Homem-Aranha, o personagem que me encantou como um todo aos 12 anos de idade. Não me refiro apenas as suas habilidades especiais, seus poderes, sua força. O que torna este grande super-herói especial é a humanidade dele. E isso faz com que muitos se identifiquem com ele.

Lembro-me sempre de sua marcante frase: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Às vezes me pergunto como algo tão simples pode ter um significado tão grande. E chego na resposta de que não são as palavras, mas o sentimento que elas carregam consigo que tornam esta frase especial. É essa a idéia que molda a conduta deste magnífico herói e curiosamente é ela também que inspira meu caminho.

Esse texto nada mais é do que a declaração boba e ingênua de um leitor de quadrinhos por este universo fantástico, fascinante e maravilhoso. Acredito que só mesmo tendo o prazer de mergulhar neste tipo de leitura é que será possível entender o encantamento que temos ao sonhar em ser super-heróis na vida real.