Percy Jackson e o Mar de Monstros

Fonte: Percy Brasil



Caros leitores, se existe algo que aprendi a respeito de adaptações cinematográficas de qualquer mídia é que todas correm um risco muito grande. Trata-se de um desafio a tarefa de criar versões reais de personagens que só existem no imaginário das pessoas. É o caso de ``Percy Jackson e o Mar de Monstros``, adaptação do livro homônimo e continuação do filme ``Percy Jackson e o Ladrão de Raios``.

De pontos positivos, posso ressaltar vários. Entre eles, a interação entre o trio de personagens formado por Percy, Annabeth e Grover. É possível perceber uma naturalidade na forma como eles interagem entre si e isso contribui positivamente na qualidade do filme. O mesmo pode ser dito em relação às novidades do elenco, como é o caso de Tyson, um meio-sangue ciclope que é irmão de Percy. O carisma do personagem e o seu jeito inocente em algumas cenas são elementos que garantem boas cenas de humor. É (quase) impossível não gostar do personagem. Quem também rouba a cena em alguns momentos é Clarisse, filha de Ares, o Deus da Guerra. Apesar da mudança na caracterização da personagem, ela compensa isso com boas cenas de ação e uma personalidade marcante.

Outras mudanças nas caracterizações de personagens também são feitas, o que é normal em uma adaptação. Quíron ``troca`` de rosto com a saída do ator Pirce Brosnan e entrada do ator Anthony Head. E aquela garota morena do primeiro filme chamada Annabeth fica loira, o que não necessariamente faz uma grande diferença no final das contas. Digo isso, pois senti falta de algum elemento nesse filme que fizesse alguma conexão mais clara com o primeiro. Considero isso importante para que haja mais público interessado na história, pois, como fã da série, desejo que as adaptações dos livros façam muito sucesso e continuem sendo produzidas.

Fonte: Percy Brasil

Em relação às cenas de ação, pode se dizer que estão bem filmadas e interessantes apesar de algumas não terem um bom encerramento dramático, o que certamente enfraqueceu a trama. Por exemplo, algumas cenas ganham um tom um pouco mais infantil no melhor estilo ``sessão da tarde``. É o caso da sequência que mostra o primeiro combate entre Percy e Luke. Enfim, apesar do tudo, acredito que o filme tem potencial para garantir mais uma sequência, pois o saldo final continua sendo positivo. E que continue assim, não é mesmo? Afinal, há uma profecia esperando para ser cumprida.




Trailer: