Homem de ferro




Tendo em vista a estreia cada vez mais próxima do filme dos Vingadores, nada mais lógico do que se lembrar daquele que pode ser considerado o embrião deste projeto: O Homem de Ferro. Independente se você conhece ou não o personagem nos quadrinhos, é impossível não se deixar levar pelo carisma dos personagens muito bem interpretados por um elenco muito bem escolhido. Começando, é claro, pelo ator Robert Downey Jr. que rouba a cena como Tony Stark/Homem de Ferro. Ele transmite uma espontaneidade muito grande nas telas como se o personagem realmente existisse na vida real. E isso é algo que pode ser considerado um ponto muito positivo já que praticamente todos personagens da editora do qual faz parte tem em comum esse aspecto humano bem forte.

Outro detalhe está no fato de que essa adaptação nos mostra um tipo de herói bem diferente do convencional. Não é aquele forjado na tragédia ou encarregado pelo destino a servir a humanidade simplesmente. Digo isso com certo exagero, pois sua preocupação maior está mais relacionada com uma questão individual como ter sua tecnologia sendo utilizada para lucrar com a morte do que salvar as pessoas. Claro que uma coisa acaba levando a outra mesmo que não seja por uma via menos altruísta.


Mesmo assim, o lado heróico ainda está lá e bem representado juntamente com ótimas cenas de ação, uma mais emocionante que a outra. Vale destacar também o senso de humor de Tony Stark com ótimas tiradas de sarro com grande maioria dos personagens da trama, o que garante boas risadas nos momentos certos. Como não poderia deixar de ser, há espaço também para o vilão Obadiah Stane, interpretado por Jeff Bridges, brilhar e mostrar porque pode ser um nome numa lista de melhores vilões adaptados de HQs adaptados para o cinema. Sua atuação lembra um pouco o Lex Luthor de Kevin Spacey em Superman, o retorno e também o Loki de Tom Hiddleston em Thor. Sobre os amigos Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James Rhodes (Terrence Howard), pode se dizer que contribuem cada um ao seu modo, mesmo com atuações contidas. No caso de Pepper, acho difícil pensar em outra pessoa para um papel tão ``simpático`` como esse, rs. 

Enfim, esse primeiro filme do Homem de Ferro é sem sombra de dúvida uma das melhores adaptações de quadrinhos já feitas nos últimos anos. Exibido nos cinemas no ano de 2008, a produção foi um ótimo primeiro passo para o sucesso da Marvel no cinema. Sem ele, talvez não teríamos a grande oportunidade de ver os heróis mais poderosos da terra no filme dos Vingadores.