Um novo rosto para o heroísmo

 

Com o passar do tempo, todo herói passa por alguma transformação, seja ela pequena ou grande. Algumas mudanças permanecem inalteradas até hoje enquanto outras dependem da resposta do público para continuar influenciando as histórias. O fato é que sempre existem aquelas que causam polêmica e opiniões divididas em fóruns, blogs e sites especializados em cultura pop. Na minha opinião, isso acontece porque existe uma espécie de idéia de modernização que alguns profissionais de quadrinhos utilizam para chamar atenção de um novo público e tentar passar uma mensagem diferente.


Essa semana dois exemplos ganharam destaque na mídia. Um deles é o novo Homem-Aranha do Universo Ultimate, da editora Marvel Comics. Seu nome é Miles Morales e, segundo noticia publicada no site Omelete, ele é descendente de africanos e latinos. Quando li essa noticia pela primeira vez, fiquei muito surpreso assim como todo mundo. Como fã, acredito que vai demorar um tempo para me acostumar com essa novidade que provavelmente só será publicada por aqui no ano que vem. De qualquer modo, sinto a obrigação de aplaudir essa iniciativa tão criativa e interessante da Marvel. Claro que não esqueço da questão do marketing que toda essa mudança envolve, afinal de contas, um acontecimento como esse certamente vai vender muitas revistas lá nos EUA e aqui também. Em outras palavras, a força do impacto tem uma importância tremenda, pois muitos fãs das HQs ficarão curiosos para saber o que exatamente aconteceu. 


Bom, como ia dizendo, faço questão de expor publicamente a minha opinião sobre o assunto. Acredito que seja perfeitamente natural que muitas opiniões estejam divididas sobre essa novidade. Aliás, não tem como algo tão radical quanto essa idéia não causar uma onda de reações cada vez maior. Não é fácil ver um personagem que todos conhecemos há tantos anos ser substituído por outro. No caso do novo Homem-Aranha, ele irá  preencher um espaço deixado pela morte de Peter Parker após um confronto contra seus maiores inimigos. Em entrevista, O atual roteirista do personagem Brian Michael Bendis comentou que tal mudança é ``um reflexo da nossa cultura e diversidade``. Também disse que a criação deste novo personagem foi inspirada pelo ator Donald Glover, que interpreta Troy, no seriado Community. Segundo noticia publicada no site UniversoHQ, Donald Glover fez uma campanha para interpretar o herói que incluiu até uma cena na qual aparece vestido com a roupa do personagem, no episódio de abertura da segunda temporada do seriado.

A Marvel Comics sempre teve uma diversidade de personagens muito interessante. Seus heróis e vilões sempre tiveram como ingrediente especial uma certa inspiração da realidade. Talvez por isso muitos deles tenham aspectos tão humanos e sejam de mais fácil identificação. É o caso do grupo de mutantes conhecidos como X-Men que, por sua vez, teve e ainda têm membros de diversas nacionalidades e características como o canadense Wolverine, a africana Tempestade, o Francês Gambit, o Alemão Noturno, entre outros. Mas essa capacidade de inovação não ficou restrita apenas nas histórias dos mutantes temidos e odiados pela humanidade. No começo dessa década, a editora reuniu um grupo de desenhistas e roteiristas para criar o Universo Ultimate com o intuito de conquistar novos leitores e reinventar antigos personagens criados há mais de 30 anos atrás. Por causa disso, muitos personagens ganharam uma cara nova além versões mais realistas e, portanto, diferentes do que estávamos acostumados.



Um exemplo disso foi a nova versão do diretor da SHIELD Nick Fury no Universo Ultimate. Seu visual é livremente inspirado nas feições do ator Samuel L. Jackson. Tal coincidência não foi por acaso já que a editora planejava contratar o ator para interpretar o personagem nos filmes principais de seu estúdio, o que acabou acontecendo aos poucos nas cenas pós-créditos dos filmes do Homem de Ferro, Thor e Capitão América. Nesse sentido, vale lembrar um detalhe curioso sobre a criação visual dos personagens. Para muitos desenhistas, é muito comum se inspirar em rostos conhecidos como os de atores e atrizes famosos.




Um outro destaque especial que devo fazer é a respeito da contratação do ator Laurence Fischburne para o papel de Perry White no novo filme do Superman – O Homem de Aço. Conhecido mundialmente como o Morpheus da trilogia de sucesso Matrix, ele interpretará o editor-chefe do Planeta Diário. Assim como a repercussão do Homem-Aranha negro, essa noticia teve um impacto parecido por se tratar de uma adaptação dos quadrinhos para o cinema. Mesmo assim, não há como deixar uma noticia como essa ``passar batido`` simplesmente pelo momento em que ela é divulgada. Um exemplo disso é que o fato levanta questões como estereótipos raciais presentes nos quadrinhos

Essas noticias continuam repercutindo e gerando diversos tipos de comentários. Há casos de declarações racistas e insinuações de que tudo nada mais é do que uma propaganda pró-Obama, principalmente no caso do novo aranha. Segundo noticia publicada no Omelete, um defensor da direita americana acha que o personagem é  a cara do presidente americano. Acho lamentável ver pessoas abordando essa questão com preconceito por diversos motivos e, como o tema central deste blog é o heroísmo, aproveito para elogiar mais uma vez a editora Marvel com essa iniciativa que aos poucos vai desmontando alguns estereótipos e quebrando barreiras ao mesmo tempo.

Todos sabemos quem são os personagens que amamos, suas identidades e características principais. É fato que Bruce Wayne é o Batman assim como Peter Parker é o Homem-Aranha. Mexer com isso e colocar outra pessoa por debaixo da máscara ou usando aquele codinome parece uma ofensa aos fãs que, de certo modo, podem se sentir traídos. No entanto, vale ressaltar que a essência do heróismo vai muito além da cor de pele, religião, sexo ou qualquer outro fator que compõe a personalidade de determinado personagem. São as atitudes que fazem de alguém um herói. É o uso de seus poderes e/ou habilidades para o bem maior que faz a diferença no final do dia.

Algumas noticias relacionadas:



Fonte das imagens:

Obs: Como se trata de um post que comenta uma noticia já veiculada tanto em meios de comunicação especializados em quadrinhos e na grande midia como Folha de S. Paulo, não considerei colocar algum alerta  no inicio do texto a respeito da revelação do novo Homem-Aranha pois acredito que isso já não é surpresa para ninguém. De qualquer modo, peço desculpas caso tenha estragado a surpresa de alguém.