A definição do heroísmo



Nobreza. Bondade. Coragem. Auto-sacrificio. Altruísmo. Força. Bom, essas apenas algumas das possíveis respostas para a pergunta sobre o que realmente define um herói. Afinal, por mais que essa questão pareça simples, ela é bem mais complexa do que parece. Um exemplo disso é a transformação que o termo foi sofrendo com o passar dos anos, seja através daquilo que é contado pelos livros de história passando pelas produções culturais em diversos meios que abordaram o segmento no qual um número ``quase`` infinito de personagens foi criado.

Criado em meados da década de 1960 por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha teve um enorme sucesso nas histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Diferente dos icônicos Superman e Batman, o herói aracnídeo sempre teve ao seu lado a grande  vantagem de ser facilmente identificado pelo público que acompanha suas aventuras. Em maior ou menor grau de identificação, era impossível não se ver em uma de suas histórias ou pelo menos ser conquistado pelo seu carisma inconfundível. Sempre guiado pelo bordão ``Grandes poderes trazem grandes responsabilidades``,  palavras motivadoras e de forte impacto, ele sempre foi conhecido por fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para defender a cidade de Nova York e as pessoas por quem se sente responsável. Particularmente, ele sempre foi e será o meu favorito. Por causa disso, irei poupar minhas linhas agora para retomar esse assunto de forma mais ampla em outros posts.





Um outro exemplo que também incorpora todas essas características é o jovem Percy Jackson. Além de ser o novato dentre os heróis escolhidos por mim para figurar na capa deste blog, ele ainda tem a vantagem de ser o único que ``nasceu`` dos livros e foi para o cinema. Ele é o protagonista da série de livros Percy Jackson & os Olimpianos, criada pelo escritor Rick Riordan. Mesmo tendo poderes por causa de seu pai, o Deus Poseidon da mitologia grega, ele ainda é um adolescente que tem que ir a escola e ter uma vida normal. Graças a isso, ganha um elemento que é comum na vida de qualquer herói moderno: a vida dupla. Em alguns casos, isso também é desculpa para que muitos dos heróis tenham uma identidade secreta para servir de contraponto ao seu verdadeiro ``eu``. Algo que, é claro, não acontece com esse herói e semideus olimpiano. No entanto, esse detalhe é irrelevante considerando a dinâmica narrativa dos seus livros. É o tipo de leitura empolgante do qual você não pensa em parar até chegar no final. Já passei do segundo livro e mal espero para ter o terceiro em mãos.



O Seeker é outro herói que merece ser citado por vários motivos. Para quem ainda não conhece, ele teve um seriado chamado A Lenda do Seeker e foi interpretado pelo ator Craig Horner. Baseado nos livros do escritor Terry Goodkind, o seriado tinha uma ótima mistura de ação, fantasia, mistério e romance. Após ser escolhido por uma profecia, Richard Cypher embarca em uma jornada ao lado de Zedd, um mago louco e muito poderoso, e Kahlan, uma confessora. Em suas aventuras, ele sempre luta com muita bravura ao lado dos seus amigos. Empunhado a poderosa espada da verdade que tem a força de todos aqueles já foram o Seeker em outros tempos, Richard é a luz que rivaliza com a escuridão das forças de Darken Rahl. Por isso, serve como inspiração para os habitantes de Midland ao mesmo tempo em que renova as esperanças delas.

Enfim, encerro esse post apresentando apenas alguns dos heróis que escolhi especialmente para serem a linha de frente deste blog. Eles são apenas poucos dentre vários que admiro, mas são especiais. Conto com a presença de vocês em futuras visitas nesse espaço que só está começando.